quinta-feira, 25 de outubro de 2012

História





Filho de pais franceses, Jules Henri Fayol nasceu em Istambul em 29 de julho de 1842 e morreu em Paris em 19 de novembro de 1925, durante sua vida Fayol foi um engenheiro de minas e um dos teóricos clássicos da administração.


Formado em engenharia de minas pela École Nationale Supérieure des Mines em Saint-Étienne Fayol, começou a trabalhar aos 19 anos como engenheiro de minas na Compagnie de Commentry-Fourchambeau-Decazeville em Commentry onde encontrou a empresa a beira da falência. Seu trabalho como gestor levou a empresa a um novo patamar, isso fez com que ele fosse promovido a diretor da empresa em 1888 aos 47 anos, nesta época a empresa já contava com mais de 1000 funcionarios, e manteve-se no cargo até 1918.


Fayol foi o criador do centro e estudos administrativos local onde pessoas que se interessavam pela administração de negócios comerciais, industriais e governamentais de se reunião semanalmente, assim contribuindo para difuso das doutrinas administrativas.


Após muitos anos de pesquisas e observações Fayol reuniu suas teorias na obra Administração Industrial Geral (Administration Industrielle et Generale) em 1916. Que só foi traduzida para o inglês em 1949. Fayol sempre afirmava que o seu trabalho era bem sucedido não só pelas suas qualidades pessoais, mas também pelos métodos que empregava.

3 comentários: